Desinteresse pelo consumidor

Por Maria Inês Dolci

As empresas realmente empenhadas em atender bem seus consumidores têm aderido ao plano de redução de queixas implantado pelo Procon-SP. Mas seis delas apesar de apresentarem números significativos de reclamações não quiseram participar: BV Financeira (instituições financeiras), Terra (telecomunicações), LG e Nokia (telefones e eletrônicos), HP (fabricante de produtos de informática) e Tenda (construção civil). Das 38 empresas chamadas a participar: 26 apresentaram índices de redução e também de aumento de solução de suas demandas; 6 se comprometeram apenas com um dos índices. São fornecedores dos setores financeiro, telecomunicações, planos de saúde, transporte aéreo, construção civil, serviços públicos, comércio eletrônico e em geral, cursos, além de fabricantes de celulares, computadores, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. De acordo com as propostas, a expectativa é de redução de 7% no atendimento do Procon-SP em relação a 2011, quando foram registradas 60.044 queixas sobre produtos e serviços oferecidos por essas empresas.