Justamente um equipamento de segurança que até 2014 não era obrigatório nos carros brasileiros tem sido responsável por grande parte dos recalls deste ano: o air bag. Este ano já foram feitas 50 campanhas de recall, e mais de 20% delas por conta desse defeito responsável por mais de 10 mortes em outros países.
Mas trata-se de problema mundial, que se arrasta desde 2013, por conta de defeito no produto fabricado pela empresa Takata, do Japão, que fornece a grandes montadoras em escala mundial.
Falha na abertura do equipamento de segurança pode machucar gravemente os ocupantes do veículo. Isso porque são lançados pedaços metálicos contra o ocupante do carro. Só da Honda são mais de 325 mil unidades de cinco modelos e começa a partir de segunda-feira (20).
O defeito atinge também Chrysler, Honda, Nissan, Subaru, Toyota e Mitsubishi. Retirar o equipamento com a falha deve ser providenciado com urgência pelo dono do carro, atendendo ao chamamento da montadora o quanto antes, agendando a ida a concessionária. Pode ser consultado neste link se seu carro faz parte do recall http://portal.mj.gov.br/recall/pesquisaConsumidor.jsf