É uma pena e um risco para as crianças que vão para escola em transporte escolar. Começaria a valer em fevereiro, mas foi adiado pelo Denatran, o prazo para a exigência de cadeirinhas e assentos de elevação nos veículos de transporte escolar.
É fundamental garantir a segurança das crianças por meio do uso de dispositivos que reduzam o risco de acidentes. O uso das cadeirinhas é importante para evitar transtornos até mesmo aos próprios condutores desses veículos.
A forma mais segura de transportar crianças é na cadeirinha, pois ela é projetada de acordo com o tamanho da criança para retê-la no veículo, distribuir a força da colisão de forma igual pelo corpo e proteger partes frágeis do corpo da criança como cabeça, pescoço e coluna.
Pesquisa feita pela Proteste no ano passado, em São Paulo, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, constatou que itens importantes de segurança são ignorados por alguns prestadores do serviço e vários outros aspectos são deixados de lado. Os pais precisam ficar atentos na hora de contratar o serviço. Cinto de três pontos, cadeirinha e limitadores de abertura da janela são itens de segurança importantes.