Desafios mundiais para os consumidores em debate

Por Maria Inês Dolci

IMG-20151119-WA0001

Presidente Dilma abriu o Congresso Mundial dos Consumidores

Oportunidades e desafios para os consumidores em um mundo em rápida mudança. E as novas diretrizes das nações Unidas para a defesa do consumidor. Estes são alguns dos temas em debate hoje, no primeiro dia do 20º Congresso Mundial da Consumers International (CI), que está reunindo em Brasília, até sábado, representantes de entidades de defesa do consumidor  dos 120 países  filiados à entidade.

Como representante da Proteste, que integra  a CI, tratarei no evento, de questões que preocupam os brasileiros como a falta de transparência no crédito, responsável pelo crescente endividamento e também da falta de qualidade da banda larga.

Ontem nos eventos paralelos para troca de experiências entre as associações,  enfocamos a segurança veicular, que apesar de estar evoluindo, ainda carece de itens que equipam carros básicos  em outros países . No Brasil o controle eletrônico de estabilidade ainda é considerado luxo. Em teste prático com dois veículos, um com o controle eletrônico de estabilidade e outro sem o sistema, a Proteste comprovou a importância desse item constar como obrigatório nos carros brasileiros para redução de acidentes.

E não é apenas no Brasil que se questiona  na justiça a oferta enganosa da memória dos smartphones e celulares. Aplicativos instalados pelo fabricante consomem parte da capacidade de armazenamento informado como disponível. Tao Ailian, secretária-geral do Conselho de Consumidores de Shanghai , na China, vai falar hoje sobre o litígio de Interesse Público contra a Samsung e OPPO.