Cobrança indevida

Por Maria Inês Dolci

O roaming doméstico, a tarifa adicional de deslocamento quando o consumidor faz ou recebe ligação fora de sua cidade não se justifica mais. Trata-se de cobrança indevida.

Hoje as operadoras têm rede em âmbito nacional e não precisam mais se valer de outras operadoras para assegurar aos usuários a continuidade do serviço mesmo quando estejam em outras localidades.

Uma mobilização pelo fim dessa taxa está sendo feita pela Proteste por entender que não faz sentido o repasse desses custos para o consumidor que, na realidade, as operadoras não têm mais. Para aderir basta entrar no site: www.fimdoroaming.com.br. Em alguns casos o consumidor pode desembolsar até R$ 550 por ano  com as tarifas das ligações em deslocamento na conta do celular.

Enquanto no Brasil  lutamos pelo fim da taxa do roaming dentro do país, na Europa a  União Europeia já aprovou o fim dessas cobranças entre os países do bloco, previsto para vigorar em 2018. Os consumidores em viagem em outro país europeu vão deixar de pagar um custo adicional pelas chamadas recebidas.