Higiene em falta em saladas prontas

Por Maria Inês Dolci

Para quem aposta na salada pronta para ganhar tempo na cozinha a PROTESTE Associação de Consumidores não tem uma boa notícia: nem sempre a higiene é tão boa assim, como constatou em teste com 18 marcas de alfaces americanas e cenouras. Dez delas foram classificadas de fracas a aceitáveis neste quesito.

O processamento leva à destruição das células vegetais e a alterações no metabolismo que resultam na redução da vida útil desses vegetais. É preciso estar muito atento.

A legislação brasileira não contempla uma análise tão rigorosa desses produtos. Ela requer, apenas, que estejam livres da presença de salmonela e limita a quantidade de coliformes fecais.

A boa notícia é que não foi encontrada nenhuma bactéria patogênica (aquelas capazes de transmitir doenças) nas amostras analisadas, nem matérias macro e microscópicas prejudiciais à saúde humana.

Mas foram detectadas contagens muito altas de micro-organismos mesófilos e coliformes totais. Coisas que nossos olhos não conseguem ver na hora da compra e são sinais de má higiene.