Está se falando menos no celular

Por Maria Inês Dolci

A queda de cerca de 17% no uso de minutos de voz nas Teles no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado,  demonstra que os consumidores estão recorrendo a outras formas de se comunicar e, preferencialmente, sem custos.

WhatsApp, Facebook, Twitter , com uso preferencialmente em ambientes onde tenha Wi-fi, são os diversos recursos para  se comunicar por redes sociais sem despesas. Quando sabemos que os custos das ligações no País estão entre as tarifas mais caras no mundo, dá para entender este comportamento do consumidor, preferindo optar por formas que não pesem tanto no bolso.

Cabe às operadoras correrem atrás do prejuízo oferecendo pacotes de dados a preços menores. Uma opção para se gastar menos na conta de celular é contratar um plano familiar para todas as linhas. É um tipo de plano de grupo da mesma operadora que vale a pena se os integrantes da família falam muito entre si.  O titular do plano é o responsável pelo pagamento total das contas.

Os planos família podem ter de duas a sete linhas em uma só conta, compartilhando minutos e, principalmente, falando de graça entre si. Alguns planos oferecem apenas desconto para as ligações intragrupo (linhas do mesmo grupo), mas, mesmo assim, podem ser vantajosos, pois evitam que se desperdice minutos em uma linha e pague-se excessos em outra.

Para aproveitar melhor o pacote, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens, e se preocupar com as especificidades de cada plano família. Não deixe de pesquisar bem as ofertas do mercado. Evite entrar numa promoção com tempo curto em que o que seria vantajoso a princípio se torna prejudicial ao longo do tempo, encarecendo a conta.