Idosos são alvos frequentes de ofertas de serviços que acabam contratando sem querer. Trata-se de prática abusiva que se vale da vulnerabilidade desses consumidores. As estratégias vão de “empurrar” de assinaturas de publicações que a pessoa não deseja, até a contratação de seguros e empréstimos.
A confiança na boa-fé da outra parte leva esses consumidores a serem vítimas de golpes .Há relato de quem recebeu ligação e entendeu que dando seus dados estaria cancelando a assinatura de uma publicação que não desejava mais, quando na realidade foi vendida a adesão a outra revista.
Outro, conta que foi ao banco fazer a “prova de vida” exigida anualmente pela Previdência para continuar a receber a aposentadoria e pediram para assinar um papel. Mais tarde descobriu que havia contratado cartão de crédito, cheque especial e outros serviços do banco que não precisava.
Outras pessoas da família também foram alvos da mesma estratégia. É lamentável que passados 25 anos do Código de Defesa do Consumidor ainda tenhamos fornecedores que se valem da vulnerabilidade do consumidor para lesá-lo. É preciso denunciar esses desmandos e exigir uma atuação do Ministério Público no combate a esses abusos contra os consumidores idosos.