Como agir quando agência de viagem fecha

Por Maria Inês Dolci

Quem tem  pacote comprado para as férias de julho fica assustado ao ver empresas em situação financeira difícil, como a que levou a Nascimento turismo pedir recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo. É importante ficar alerta para evitar problemas com os pacotes contratados.

Se tem contrato com a Nascimento turismo e já pagou a viagem ou está quase quitada, com embarque marcado para os próximos dias, não deixe de procurar a agência de viagem para garantir seus direitos. Há um plantão emergencial para atender os clientes pelo telefone (11) 3158 0088 ou pelo e-mail atendimentorj@nascimento.com.br

Mesmo que opere com outros prestadores de serviços que falhem, a agência e a operadora são responsáveis pelo cumprimento dos contratos, devendo adotar as medidas necessárias para que os consumidores consigam realizar suas viagens.

Cabe às empresas tomar providências para evitar transtornos e garantir o embarque e hospedagem nas datas contratadas.

Caso não consiga solucionar rapidamente o problema com a empresa, deve se buscar ajuda no Juizado Especial Cível para conseguir liminar e garantir o cumprimento da oferta ou mesmo receber seu dinheiro de volta. Há também o direito de receber tudo o que foi pago, corrigido monetariamente, sem prejuízos de eventuais perdas e danos, caso a empresa não cumpra com os contratos. A empresa é obrigada a ressarcir os prejuízos causados.

Os consumidores que têm parcelas do pacote a vencer e não estão conseguindo garantir a viagem , podem entrar em contato com a administradora do cartão para suspender o pagamento desses valores, informando haver desacordo comercial.

Cheques pré-datados também podem ser bloqueados no banco de origem para evitar prejuízos, porém, neste caso a medida não impede que o consumidor seja protestado por terceiros, com os quais a agência tenha negociado os títulos.