Todo dia a indústria automobilística anuncia a realização de mais um recall para reparo de defeitos que comprometem a segurança dos veículos. E entre as marcas com problemas incluem-se as de carros mais caros como Jaguar, BMW, Land Rover, Mercedes Benz, Audi. Este ano já foram feitas 39 campanhas envolvendo mais de 756 mil veículos.
Falhas no controle de qualidade das empresas geraram problemas com o sistema de combustível, rodas, sistema elétrico e eletrônico, tração, freios, air bags, sistema de direção, e cinto de segurança entre outros, este ano.
Apesar do desgaste de ter que deixar os veículos em oficinas para reparos dos defeitos que podem comprometer a segurança, é importante atender esses chamados o quanto antes, para não por em risco motoristas e passageiros. Evita-se assim, potenciais acidentes de consumo.
Esses chamamentos são obrigatórios para proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como para evitar ou minimizar prejuízos de correntes dos problemas apresentados.
Sempre que um produto ou serviço for considerado defeituoso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, cabe ao fornecedor imediatamente apresentar todas as informações cabíveis acerca dos problemas identificados e chamar os proprietários dos veículos para o reparo. O que não pode é fazer o recall e depois alegar falta de peça para correção do problema, como tem ocorrido.