Não é raro se perder a paciência ao tentar reclamar direitos. O despreparo dos atendentes das empresas no serviço de atendimento ao cliente e o abuso na conduta de vendedores tira o consumidor do sério.
A melhor maneira de lidar de forma equilibrada com uma situação desgastante de consumo é conhecer os direitos básicos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei que nos protege.
Se a empresa falhou em alguma etapa ao termos de resolver um problema de pós-venda, já estamos com uma impressão ruim, mas temos que evitar nos exacerbar. É mais efetivo reclamar sem ofender, sem discutir.
Argumente sobre o que está errado e peça educadamente o reparo. Ao reclamar, principalmente na internet, onde as pessoas se sentem mais livres, evite expressões caluniosas. Você pode ser processado pela empresa com base na proteção à imagem da pessoa jurídica, se abusar.
Evite xingamentos pelas redes sociais, o que só dificultará a solução da questão. Por mais desgastante que seja, procure manter a calma e medir as palavras. E se o SAC da empresa enrolar na resposta recorra a uma entidade de defesa do consumidor. Formalizar a queixa é importante, inclusive se for acionado na Justiça pela empresa, pois é prova de que a procurou para resolver o problema amigavelmente.