Não caia em pegadinhas de consumo

Por Maria Inês Dolci

pegadinhas

Foto: Leonardo Wen/Folha Imagem

Hoje é Dia da mentira, mas o consumidor tem que ficar atento ao longo de todo ano para não cair em pegadinhas de consumo. Trata-se de estratégias comerciais que lesam consumidores e azedam a confiança na reputação das empresas.

Para evitá-las, aprenda a controlar a ansiedade na hora da compra e avalie se o produto ou serviço é adequado às suas necessidades.

Não se deixe levar pela emoção e calcule se o preço é condizente com o que o produto ou serviço oferece.

Por exemplo, administradoras costumam oferecer, discretamente, seguros contra roubo ou perda de cartão. Eles são opcionais, e têm a finalidade de cobrir as despesas derivadas de uso indevido por terceiros, nos casos de perda, roubo e furto.

Todo o consumidor, independentemente do seguro, tem o direito de não pagar pelas compras que não forem realizadas por ele. Dessa forma, o objeto principal desse seguro já é garantido por lei, uma vez que é de responsabilidade das administradoras a manutenção do sistema de segurança das transações. Se mesmo assim preferir contratar o seguro, será mais adequado solicitar um limite mais baixo, para evitar fraudes.