Você confere quanto paga de tarifa bancária?

Por Maria Inês Dolci

fila banco

Foto:Tércio Teixeira / Folhapress

Tem consumidor que não confere quanto gasta por mês com a manutenção de sua conta bancária e pode estar tendo prejuízos. Pesquisa com 3.493 clientes de bancos, feita pela PROTESTE, aponta que 18% não sabem o quanto pagam de tarifa para manter suas contas.

Eles podem estar pagando valores exorbitantes sem saber. Entre aqueles que afirmam pagar por esse serviço, 31% disseram desembolsar mais de R$ 100 por ano. É um valor alto, o que demonstra que o consumidor pode ter escolhido o pacote de conta corrente errado para o seu perfil.

Opção que ganha cada vez mais adeptos a conta digital pode ser uma boa opção para quem realiza a maioria das operações pelos meios eletrônicos e raramente utiliza o atendimento telefônico ou presencial nas agências.

Esse tipo de conta permite sacar, fazer transferência por meio de DOC e TED, verificar extratos e saldos ilimitadamente sem pagar qualquer tipo de tarifa.

Mas é preciso averiguar se não será necessário contratar muitos serviços adicionais, o que não irá compensar o benefício de ter tarifas gratuitas. Mas atenção, os bancos informam que não há cheques para as contas digitais (e se você os quiser, pagará uma tarifa avulsa).

Saiba que os bancos têm a obrigação de divulgar o valor de todas as taxas cobradas, além de deixar claro quais serviços estão inclusos nos pacotes oferecidos. Apesar de terem o direito de aumentar as tarifas até duas vezes por ano, o cliente deve ser avisado com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Além disso, as instituições só podem elevar as taxas 180 dias após efetuar o último reajuste.