Ovo de Páscoa: fique de olho no bolso e no clima

Por Maria Inês Dolci

compras de páscoa

Fila de compra de ovo de páscoa na chocolândia – Ipiranga zona Sul. Foto – Reinaldo Canato/Folhapress (20/4/2011)

 

O costume de presentear Ovos de chocolate na Páscoa persiste entre os brasileiros apesar de a temperatura desse período do ano não ajudar. Para garantir que o chocolate não derreta são fundamentais a climatização e refrigeração dos ambientes de produção, transporte e exposição do chocolate.

Nos supermercados o consumidor tem que ficar de olho para não levar para casa o ovo já quebrado ou derretido. Quanto mais puro o chocolate, com mais facilidade ele derrete. Isto ocorre porque a composição é menos saturada. Se o chocolate derrete ele perde suas características, comprometendo o sabor. Ocorre a separação da gordura e ele fica com coloração esbranquiçada.

Para o bolso, trocar o ovo de Páscoa pela barra de chocolate, ou caixas de bombom sai mais em conta, mas nesta época do ano até mesmo as barras de chocolates ficam mais caras.

Lembre-se que deixar a compra para a última hora dificulta encontrar ovos de chocolate inteiros e os de melhor preço. Para quem está mais preocupado com o bolso do que com a simbologia compensa comprar após a data, quando o produto entra em promoção.