Saber vida útil do produto é fundamental

Por Maria Inês Dolci

Atualmente é difícil quando um equipamento dá defeito, geralmente tão logo acaba a garantia, porque sai mais em conta comprar outro que mandar consertar. Por isso, acho fundamental a proposta em andamento no Congresso para constar no manual informação obrigatória sobre a vida útil dos produtos. Muito bom ampliar o poder de escolha do consumidor.

Hoje a estratégia da indústria é reduzir a vida útil, acelerando o ciclo de consumo, e dificultando o conserto. Ao saber a durabilidade do produto poderei optar por um com vida útil maior e, com isto, reduzir o impacto ambiental gerando menos lixo.

O Código de Defesa do Consumidor garante ao consumidor o fornecimento de peças de reposição a todos os produtos disponíveis no mercado (art.32). Mesmo que o produto saia de linha, persiste essa obrigação, por um prazo razoável de tempo.

O problema é que geralmente o custo para reparo é desproporcional ao preço de um produto novo. Vamos torcer para que a política do descartável seja substituída pelo durável.