Na dúvida é melhor não se expor

Por Maria Inês Dolci

A privacidade do consumidor é zero até mesmo quando usa smart tv, como  reconheceu a Samsung na polêmica envolvendo informação de seu próprio site. Sistema de reconhecimento de voz do equipamento é operado por terceiros.

Para não ter seus dados repassados o consumidor precisa desativar essa opção. Quando essa função está ativada, aparece um ícone na tela. Cabe ao fabricante destacar esta informação no manual das TVs. Na dúvida, o recomendável é não se expor caso a opção de reconhecimento de voz esteja ativa.

O sistema de reconhecimento de voz envia as palavras faladas para a base de dados externa, a empresa americana Nuance, que seleciona e fornece ao usuário os conteúdos aos quais deseja acessar. A Samsung assegura não guardar as conversas dos usuários em frente à tela.

O alerta da invasão da privacidade foi dado pelo site oficial da Samsung. No conteúdo sobre a política de privacidade para usuários de televisores inteligentes, a empresa advertiu: “Por favor, leve em conta que se suas palavras faladas incluem informação pessoal ou confidencial, esta fará parte dos dados capturados e transmitidos a um terceiro através do uso da função de reconhecimento de voz”.