O que a Anac e as autoridades aeroportuárias brasileiras acham do “Comunicado Importante aos Passageiros”, publicado hoje, nos jornais, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)?
Nele, os consumidores são alertados para chegar aos aeroportos com duas horas de antecedência (voos nacionais) e três horas (internacionais). No caso do aeroporto de Guarulhos, indicam chegada com três e quatro horas de antecedência, respectivamente, devido ao trânsito carregado!
Segundo o comunicado, a sugestão objetiva tornar as viagens mais agradáveis e confortáveis neste período de férias, quando os aeroportos ficam altamente congestionados. Chegar para um voo internacional em Guarulhos, de acordo com esses prazos, consumiria parte expressiva do dia.
Lembro que a iniciativa privada assumiu o aeroporto de Guarulhos também para melhorar os serviços oferecidos aos passageiros. Além disso, o comunicado propõe check-in antecipado, via internet, celular ou totens de autoatendimento nos aeroportos. Fica claro, então, que os problemas estão em serviços como o despacho de bagagens.
A conclusão é que as estruturas dos aeroportos continuam inadequadas às necessidades dos brasileiros e dos turistas estrangeiros. Falta, portanto, gestão pública, embora haja diversos órgãos para cuidar do setor.
Só resta ao consumidor recorrer à Anac e aos Juizados Especiais Cíveis nos aeroportos se tiver problemas para embarcar em decorrência dessas falhas estruturais.