Como manter a alimentação saudável na praia

Por Maria Inês Dolci

Há uma forma de economizar e ainda cuidar da saúde ao se alimentar na praia. Compensa mais levar o lanche de casa, pois há pouca opção de alimentos saudáveis à venda na orla. Geralmente as barracas de praias e bares oferecem alimentos gordurosos, com pouco valor nutritivo.

São os tradicionais pastéis, porções de peixes, camarão e batata frita, todos fritos em óleo usado por várias vezes, salgadinhos dos mais variados tipos, entre outros.
Leve de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Use e abuse das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.
Na salada evite o uso de maionese, que estraga rapidamente. Prefira os molhos à base de iogurtes naturais.

Uma boa opção é consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo o pastel frito pelo assado, o sorvete em massa (contém gordura do leite) pelo picolé de fruta (contém suco de frutas), o chocolate pela barra de cereais, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos, etc.