O consumidor que vai às compras nos shoppings, neste período, se depara com as diversas promoções realizadas pelo comércio na expectativa de alavancar as vendas cujas expectativas são fracas para este Natal.
Guardar os comprovantes das compras dá o direito de concorrer a sorteios não só de carros como também viagens, e até mesmo cartões de débitos carregados de 100 mil reais para gastar no próprio shopping.
É preciso avaliar se vale a pena mesmo gastar R$ 500 no mesmo centro de compras só para participar desses sorteios. Veja se não compensa resistir a essas estratégias de marketing que começam por exigir todos os seus dados para se cadastrar.
Uma pesquisa de preços pode ajudar a verificar se o custo da promoção não está sendo repassado ao consumidor. Não se justifica gastar além da conta só para atingir o mínimo exigido para a participação no sorteio.
Afinal, segurar o consumo é importante, assim como controlar o orçamento, prevenindo-se para o próximo ano em que as previsões para a economia não são nada otimistas.