Nossa vulnerabilidade a fraudes

Por Maria Inês Dolci

É assustador para o consumidor a vulnerabilidade a que está exposto como comprova o indicador Serasa Experian de tentativas de fraudes. No ano passado a cada 14,5 segundos um consumidor brasileiro sofreu uma tentativa de fraude. E a telefonia foi a responsável por 43,16% dos registros, com 951.360 notificações de tentativas de fraude. A perda documentos pessoais, cujos dados chegam aos golpistas e a captura pela internet, ao serem digitados em formulários de ofertas falsas de venda de produtos, são as principais formas de acesso a essas informações . Os dados roubados são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou para obter crédito e a conta chega para a vítima. As empresas precisam ser mais cautelosas ao vender seus produtos, pois é inadmissível que um criminoso consiga adquirir uma linha de telefone, informando dados que não são dele. Nessa situação cabe responsabilizar a operadora pela falha na prestação do serviço. Os golpistas chegam a comprar uma linha com os nomes da vítima e informa o seu próprio endereço para receber a conta só para ter um comprovante de residência, que pode ser usado por ele para abrir conta em banco, conseguir empréstimos e crédito.