Retrocesso na segurança veicular?

Por Maria Inês Dolci

O consumidor brasileiro não merece que sua segurança, e sua vida, tenham valor menor que o lobby das montadoras, ao ponto de o governo adiar a obrigatoriedade de freios ABS e airbags frontais em todos os carros fabricados no Brasil, prevista para janeiro de 2014. Não é possível que se frustre o que seria uma das boas notícias para o consumidor no novo ano, a segurança veicular com os carros mais seguros. Quando a PROTESTE começou a avaliar os carros brasileiros, em parceria com o Programa de Avaliação de Carros Novos Latin NCAP a segurança deixava a desejar. Os equipamentos de segurança ativa eram oferecidos apenas em pacotes opcionais, só para determinados tipos de veículos e saiam muito caro. Já o carro para exportação saía com todos os itens de segurança, que são importantes para preservar a vida dos consumidores. O que ficava para consumo interno não tinha vários desses itens. Foi feita uma ampla campanha e após vários anos a legislação mudou para que a instalação desses itens de segurança em carros novos fosse gradativa, e, a partir de 2014, todos os carros saiam de fábrica com itens de segurança como freio ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem e air bags. E nos testes do Latin NCAP já começam a aparecer carros com 5 estrelas, avaliação máxima a exemplo de outros países em que segurança é rotina. Porque retroceder? Moeda de troca em ano eleitoral?