A fusão entre a Oi e a Brasil Telecom pôs por terra o sonho da “supertele” nacional. Para o consumidor resta a esperança de que a qualidade do serviço melhore. A Oi é campeã de queixas, com 100 mil registros no cadastro do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça (MJ). Vamos cobrar o cumprimento da promessa feita por Zeinal Bava, que está na Oi desde junho deste ano, e ficará à frente da CorpCo, multinacional que já nascerá com 100 milhões de clientes. Ele disse que se a nova empresa conseguir ser campeã de custos, vai passar uma parte dessa poupança de custos aos consumidores, uma aos acionistas, e outra aos funcionários. Mas a experiência tem mostrado que o consumidor não tem o que ganhar neste cenário em que movimentações societárias ocorrem concentrando cada vez mais os mercados, sem que se instituam garantias e contrapartidas efetivas, capazes de proteger o interesse público.
Resta cobrar por melhoria
Por Maria Inês Dolci