É alarmante constatar que houve mais de 1 milhão de tentativas de fraudes contra os consumidores entre janeiro e junho de 2013. Serviços de telecomunicações lideraram as ocorrências no primeiro semestre deste ano. É complicado atender a recomendação da Serasa sobre precaução ao fornecer os dados pessoais. Quantas vezes ao dia não somos perguntados sobre o CPF para por na nota na hora da compra, em São Paulo? Concordo que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Por isso, é importante registrar Boletim de Ocorrência de imediato e avisar o banco, por exemplo. Com apenas o RG ou o CPF em mãos de criminosos, já dobra a possibilidade de se sofrer uma fraude. Quanta gente não descobre que o nome está nos cadastros de inadimplentes porque não pagou contas de telefone cuja linha desconhecia estar em seu nome? As empresas precisam tomar mais cuidado nessas contratações de serviços por telefone ou via internet, pois em caso de fraude são responsáveis em indenizar o consumidor lesado.
Vítimas de fraudes
Por Maria Inês Dolci