A segurança dos carros brasileiros está melhorando conforme apontam os resultados dos últimos testes de colisão feitos pelo Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina Latin NCAP e divulgados agora pouco no Uruguai. Com certeza a exigência de que os veículos saiam de fábrica com itens de segurança como freio ABS e air bag ajudam, mas falta avançar na proteção às crianças. É o que demonstram os dois resultados divulgados hoje pelo Latin NCAP. Mas ainda está difícil o carro brasileiro atingir a pontuação máxima, 5 estrelas. O Ford EcoSport, ficou com 4 quanto a proteção a adultos, e 3 quanto a criança transportada. Já o HB20 da Hyundai ficou com 3 estrelas na segurança de adultos e somente 1 na proteção de crianças. No Brasil deveria ser obrigatório a fixação das cadeirinhas infantis com o sistema de retenção Isofix. Ele prende a cadeirinha ao assento traseiro e já se mostrou mais seguro em relação aos que usam cintos de segurança.
Ainda falta proteger as crianças nos carros
Por Maria Inês Dolci