Férias tranquilas

Por FABIANA FUTEMA

Estar em férias é muito bom! Desfrutar de uma manhã ensolarada na praia – protegidos por protetor solar e chapéus! –, passear nas cidades serranas ou simplesmente visitar familiares distantes.

Janeiro, que está só começando, é um mês solar, de verão no Brasil. Em função disso, um dos mais cobiçados pelas pessoas para descanso e recarregar as baterias, depois de um ano de trabalho duro.

A qualidade dos serviços, com o adicional de consumidores, está longe de ser a ideal, especialmente no litoral. Os preços disparam e se formam longas filas nos supermercados, principalmente nos finais de semana de calor.

Tenha calma, então, para não estragar suas férias com reclamações e brigas. Cobre seus direitos, mas não avance o sinal das boas maneiras.

Há uma série de medidas simples, que poderão reduzir o estresse e ampliar o tempo para não fazer muita coisa, além de se divertir.

1.     Se você estiver veraneando em uma praia, compre carne, carvão, bebidas e outros ingredientes do churrasco antes da sexta-feira, para evitar as aglomerações de final de semana.

2.     Leve para a praia água e um lanche para evitar comprá-los de ambulantes, pois nem sempre os produtos que vendem têm higiene garantida.

3.     Se pretender beber uma cerveja ou caipirinha, não dirija. Ou deixe a direção por conta de quem não beba.

4.     Sempre que possível, faça as compras para todo o período na maior cidade próxima do local de descanso. Não é bom para o bolso recorrer a bares e pequenas quitandas, pois os preços são bem maiores, e há menos opções de produtos.

5.     Quem faz use de medicamentos de uso contínuo, deve consultar o médico antes da viagem, adquirir os remédios com antecedência e, assim, não correrá o risco de não os encontrar em localidades menores.

6.     Comer em casa é mais saudável e barato. Não saia totalmente da rotina de alimentação, para não engordar muito nem ficar doente. Alterne um dia de comidas saudáveis, com outro de gula.

7.     Lembre-se de que, em geral, as bebidas alcoólicas são consumidas nos finais de semana. Não exagere por ter os dias livres.

8.     Não se exponha ao sol entre 11h e 17h (horário de verão).

9.     Pratique algum esporte, mesmo que seja somente uma caminhada de 30 minutos, diariamente.

10.                       Não abra mão de horas regulares de sono. Um cochilo à tarde é perfeitamente justificado e faz bem.

 

Descanse, divirta-se e seja feliz. Será este período que renovará suas forças para as exigências profissionais e pessoas que nosso cotidiano nos impõe. Se tivermos paciência, bom-senso, cuidados com a saúde e bom humor, as férias serão um sucesso.

Teremos desafios neste período, que demandam flexibilidade e desprendimento. Por exemplo, não é raro que as casas de praia fiquem lotadas de familiares, todos ávidos por aproveitar o período à beira-mar.

Neste caso, combinar regras simples – como escala para lavar louça, cozinhar e limpar a casa – melhorará a convivência. Não podemos nos esquecer de que esta convivência, em geral, só ocorrerá uma vez por ano. Devemos, então, ver o lado bom deste reencontro, sem nos apegar a detalhes irrelevantes, ainda que nos irritem.

Dividir tarefas e gastos, portanto, tornará esta reunião mais amistosa e reduzirá os atritos. O ideal é contar o número de adultos e de adolescentes na divisão das contas, exceto se houver muitas crianças.

Respeito pelos horários de repouso e disciplina para não jogar roupas e toalhas pelo chão, são outras atitudes que prolongam a boa convivência.

Cada pessoa tem suas crenças e hábitos. Não é boa prática, por exemplo, criticar um fumante ou a namorada de outro.

Só adianta estar em férias se nos prepararmos, psicologicamente, para isso. Consulte menos os e-mails, não telefone todos os dias para o trabalho e curta a vida. Boas férias!