Maria Inês Dolci

Defesa do Consumidor

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A advogada Maria Inês Dolci é coordenadora institucional da ProTeste. Atua há mais de 20 anos na área de defesa do consumidor e é autora e coautora de várias publicações na área.

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Passageiro de segunda classe

Por Maria Inês Dolci

No anexo do Aeroporto de Guarulhos (SP), os passageiros são tratados como cidadãos de segunda classe. Grosseria, falta de informações e desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à legislação da Agência de Aviação Civil (ANAC) são as normas. Nesta sexta-feira, pós-feriado, um voo da Webjet foi cancelado. Atendentes asseguraram que todos os passageiros foram avisados. Não é verdade. Uma dessas pessoas, no mínimo, não recebeu nenhum aviso. Não havia local para reclamação presencial, como determina a lei. Para contato com a ANAC, a passageira teria de ir em uma van até o Aeroporto de Cumbica. A companhia aérea, que é da Gol, queria impor um voo às 14h30, sem informar se haveria outro antes, também como está na lei. Havia o número de um 0800 afixado e ela tentou ligar: foi atendida pelo Procon… do Recife (PE). Fica claro, portanto, que quem viaja pelo Anexo (puxadinho) é mesmo considerado passageiro de segunda categoria. Lamentável, autoridades brasileiras! Esta é nossa infraestrutura aérea, na maior cidade do País?

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