Maria Inês Dolci

Defesa do Consumidor

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A advogada Maria Inês Dolci é coordenadora institucional da ProTeste. Atua há mais de 20 anos na área de defesa do consumidor e é autora e coautora de várias publicações na área.

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Fome área

Por Maria Inês Dolci

O consumidor das classes C e D, um dos públicos emergentes do transporte aéreo de passageiros, deve fazer as contas antes de adquirir uma passagem. Algumas companhias aéreas cortaram lanches e até água grátis durante o voo. O passageiro recebe um cardápio no início da viagem e tem de pagar, no ato, qualquer alimento ou bebida escolhido. E nada é barato. Então, é importante verificar se uma pretensa promoção não será compensada, em viagem mais longa, pela necessidade de pagar pela alimentação. Isso ocorre, por exemplo, em voos da Gol e de sua controlada WebJet. A tendência, em função dos resultados dos balanços, é que o consumidor de passagens econômicas tenha cada vez menos conforto e serviços. Aliás são essas mesmas companhias que estão atendendo nos “puxadinhos” dos aeroportos, feitos para atender a futura demanda da Copa.

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