Maria Inês Dolci

Defesa do Consumidor

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A advogada Maria Inês Dolci é coordenadora institucional da ProTeste. Atua há mais de 20 anos na área de defesa do consumidor e é autora e coautora de várias publicações na área.

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Pós-venda atormenta consumidor

Por Maria Inês Dolci

Os problemas com o pós-venda são os que mais atormentam os consumidores conforme constatou pesquisa feita pelo Portal do Consumidor. Quando questionados sobre o que mais gera dor de cabeça nas relações de consumo 44,6% responderam que o atendimento pós-venda das empresas, seguido por empresa de telefonia móvel (16,5%) e bancos (9,1%). Entrega dos produtos, a garantia, defeitos, troca, e dificuldade no contato e efetividade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) estão entre os mais reclamados. Mas o SAC lidera com 29% das reclamações desse item, e o segundo é troca com 22%. Fica claro que as empresas não mantêm uma política efetiva de valorização do cliente, só se interessam em vender e depois querem se livrar de responsabilidades. Mas o consumidor está cada vez mais consciente de seus direitos e vai à luta!

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