Os problemas com alimentos, que no Procon SP estão entre os assuntos menos reclamados, ocupam a liderança do ranking na rede social twitter. Foi o que apontou levantamento da Consultoria E.Life que computou 272,2 mil queixas de brasileiros contra produtos no Twitter em 2011. Alimentação teve quase 120 mil queixas. Isto mostra que os Serviços de Atendimento ao Consumidor são ineficientes para atender as demandas e que o consumidor não tem paciência de esperar o trâmite na entidade de defesa do consumidor. Queixas sobre telefonias fixa e móvel foram 56,7 mil; eletroeletrônicos (18,1 mil); bancos, seguradoras e cartões (16,2 mil) e provedores de internet (14,8 mil). Foram levantadas as mensagens no Twitter com a hashtag (palavra-chave ou palavra relevante) #fail (falha, em inglês) – muito utilizada na hora de destacar um erro cometido por alguma empresa. Como nem sempre o consumidor usa a hashtag #fail as queixas sao muito maiores do que as pesquisadas. A não ser alimentos os demais assuntos conferem com o cadastro de mais reclamados das entidades de defesa do consumidor.
Alimentação lidera queixa em rede social
Por Maria Inês Dolci